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O que é a CASa?

Fortaleza, 20 de setembro de 2017.

Prezados Docentes da UFC,

A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) é o programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), fundado em maio de 2009 pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no contexto da expansão e interiorização da educação superior gerado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). De 2009 até abril de 2016, a CASa esteve vinculada Coordenadoria da COFAC - Coordenação de Formação e Aprendizagem Cooperativa na PROGRAD. A partir de maio de 2016, a CASa passou a integrar a EIDEIA - Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica, trata-se de um espaço institucional (órgão suplementar) na Universidade que possa reunir iniciativas voltadas para a inovação de práticas de ensino e aprendizagem e a promoção da excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Como dito anteriormente, o CASa busca por meio de proposta dialógica e colaborativa proporcionar aos docentes um espaço favorável à troca de experiências, de maneira que valorize o protagonismo e a trajetória de cada docente sem perder de vista os princípios de heterogeneidade, trabalho coletivo, interação, solidariedade, equidade e transformação que constituem bases sólidas a este programa. Atualmente, o programa disponibiliza quatro grandes possibilidades de atividades dentro do processo formativo.

  1. Encontros Agendados (organizados pela equipe de gestão da CASa):

      1.1. Mentores da Docência: espaço para homenagear os docentes que marcaram positivamente a vida de professores da UFC. Na ocasião, os mentores compartilham suas trajetórias na vida docente, inspirando práticas pedagógicas comprometidas e transformadoras.

      1.2. Seminários Pedagógicos: palestras com temas voltados à Pedagogia Universitária.

      1.3. Encontros de Didática: encontros dinamizados por docente-pesquisador de Didática, como espaço que valoriza o fazer pedagógico fundamentado na reflexão compartilhada sobre as práticas de ensino

      1.4. Espaço Temático: encontros para o compartilhamento de experiências de docentes da UFC.

      1.5. Diálogos CASa UFC: espaço para aproximar os docentes das diversas ações, recursos e projetos da UFC, bem como promover a formação política do professor universitário.

      1.6. Encontros de Aprendizagem Cooperativa: espaço de formação e fomento da metodologia da Aprendizagem Cooperativa a partir da experiência do PACCE/COFAC e do projeto de Articulação Escola Básica e Universidade.

      1.7. CASa de Filosofia: espaço para o exercício do diálogo filosófico como instrumento de ampliação do discernimento racional e de formação de uma visão de totalidade.

      1.8. CASa de Artes: espaço estético para fruição das artes e de diversas manifestações do sensível.

      1.9. CASa de Ciência: espaço epistêmico para o compartilhamento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

      1.10 CASa de Religião: espaço destinado à investigação dos valores e da formação mística humana, de diferentes tradições, saberes, experiências e horizontes de compreensão da experiência religiosa e do autoconhecimento.

  2. Ambiências Temáticas (ATs): comunidades criadas e gerenciadas por docentes da UFC, visando à construção de aprendizagens compartilhadas em torno de um tema relacionado ao desenvolvimento, formação e atuação docente no ensino superior. Consistem em uma forma de a CASa considerar o protagonismo e a trajetória de cada professor(a), por entender que a (trans)formação ocorre no diálogo e no compartilhamento e não apenas por meios prescritivos e/ou instrutivos. Para abrir uma Ambiência Temática (AT), é necessário que um grupo mínimo de professores se reúna em torno de um tema comum ao coordenador da AT e aos demais participantes e estabeleça, tanto a periodicidade dos encontros, quanto a sua natureza, se serão presenciais e/ou virtuais. Por exemplo, podem-se cadastrar atividades vinculadas ao Núcleo Docente Estruturante (NDE), reformulações de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e outros projetos relacionados à docência universitária. O formulário de solicitação deve ser preenchido no Portal da CASa. Após aprovação, a secretaria concede um número de cadastro da AT e informa o procedimento para registrar a presença dos docentes.

  3. Cursos de média e longa duração (parcerias interinstitucionais):

      3.1. Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC): espaço formativo da CASa em parceria com o Instituto UFC Virtual. Trata-se de um curso semestral de 64 horas que objetiva auxiliar o docente a utilizar recursos da tecnologia digital em sua prática docente. A formação ocorre tanto em encontros agendados a distância. Ao inscrever-se, o docente indica um discente para fazer o curso em cooperação. São ofertadas 100 vagas semestrais (50 discentes e 50 docentes). Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

      3.2. Cursos CASa/PROGEP: aprofundamento em temas específicos relacionados ao ensino e à pesquisa, oferecidos em parceria com a PROGEP. Confirme a lista válida para cada semestre, geralmente contendo cursos como: Didática no Ensino Superior (20 horas), Língua Brasileira de Sinais – Libras (64 horas), Avaliação (24 horas). Outros cursos computam carga parcial (depende da formalização, a partir, da lista de atividades do semestre).

      3.3. Disciplina de Didática no Ensino Superior/FACED: na Pós-Graduação Stricto Sensu da FACED oferece a disciplina ministrada pela Profa. Dra. Bernadete Porto, que oferece 10 vagas para docentes da CASa participarem como ouvintes. Acontece apenas no segundo semestre letivo, com carga horária de 64 horas.

     

  4. Colaborações virtuais: estratégias que favorecem a veiculação de experiências docentes bem sucedidas.

      4.1. Participação no programa de Rádio CASa Aberta - transmissões semanais (sextas-feiras das 16 às 17h) pela Rádio Universitária FM (107,9) (http://www.radiouniversitariafm.com.br). A participação dos docentes é convalidada como 2h de atividade.

      4.2. Filmagem para o Curta Docente disponibilizado em nosso canal www.youtube.com/casaufc. A participação dos docentes é convalidada como 2h de atividade.

      4.3. Produção para o Blog da CASa no blog da CASa (www.blogdacasa.ufc.br) são postados relatos de experiências, textos acadêmicos e, literários, resenhas e entrevistas. A participação dos docentes é convalidada conforme a produção textual.

As atividades da CASa são facultativas a todos os docentes da UFC. Entretanto, são obrigatórias para docentes em estágio probatório, segundo a LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012, CAPÍTULO VI, DO ESTÁGIO PROBATÓRIO DOS SERVIDORES DO PLANO DE CARREIRAS E CARGOS DE MAGISTÉRIO FEDERAL, Art. 24. Além dos fatores previstos no art. 20 da Lei nº 8.112, de 1990, a avaliação especial de desempenho do docente em estágio probatório deverá considerar a “participação no Programa de Recepção de Docentes instituído pela IFE”.

A CASa foi concebida para promover uma formação na qual cada docente escolhe as atividades da CASa que deseja priorizar durante os três anos do probatório. É importante o cumprimento mínimo de 64 horas que podem ser distribuídas nas opções indicadas abaixo:

  • 64 horas de participação nos Encontros Agendados promovidos pela CASa;
  • 36 horas de participação em Encontros Agendados e até 28h em Ambiências Temáticas (AT);
  • 64 horas no curso intensivo DTIC/CASa, na disciplina de Didática do Ensino Superior da parceria CASa/FACED ou no Curso de Libras CASa/PROGEP;
  • 36 horas em Cursos CASa/PROGEP e até 28h de AT e
  • Até 28 horas em AT e 36 horas compostas de Encontros Agendados e Colaborações Virtuais.

Observações:

  • Todo docente recém-empossado deve cadastrar-se na CASa, basta preencher o Formulário de inscrição e enviá-lo para o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Este documento está disponível no Portal da CASa no menu Formulários e Calendários no Portal www.casa.ufc.br.
  • Dentre as 64 horas mínimas obrigatórias, cada docente pode convalidar até 8 horas de atividades de livre escolha. Tais atividades especificamente voltadas à docência e realizadas durante o estágio probatório (ex: disciplinas cursadas em mestrado e doutorado; participação em seminários de pesquisa e congressos relacionados à formação docente). É necessário entregar os documentos comprobatórios na Secretaria da CASa ou enviá-los por email ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).
  • Durante os três anos, caso o docente queira acompanhar o registro de suas horas na CASa, basta enviar email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
  • Um dos documentos necessários no processo de conclusão do estágio probatório é a Declaração de conclusão da CASa, para obtê-la o docente deve preencher o formulário de requerimento e enviá-lo para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para mais detalhes, acesse o Portal www.casa.ufc.br e clique no menu Declarações.

Para eventuais dúvidas, consultem nossa FAQ no Portal da CASa ou entrem em contato por email.

Atenciosamente,

 

Prof. Dr. Aluísio Ferreira de Lima     
Programa de Formação Docente      
(CASa)
Profª. Drª. Bernadete de Sousa Porto
Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico
(CASa/COIDEIA)



 

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