Curso EAD: Introdução ao pensamento de João dos Santos: Estudo sobre a Pedagogia Terapêutica

A Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação em parceria com a Universidade de Lisboa/Faculdade de Motricidade Humana realizará o curso “Introdução ao pensamento de João dos Santos: estudo sobre a pedagogia terapêutica”, sob a coordenação das professoras Patrícia Holanda e Francisca Geny Lustosa, coordenadora geral e vice-coordenadora, respectivamente. Referido curso tem o intuito de difundir os estudos do importante psicanalista e médico, considerado hoje um dos introdutores da Psicanálise em Portugal. Sua obra nos coloca diante de uma visão integrada do desenvolvimento humano, que envolve a educação na família, na escola e na comunidade, ao propor uma Pedagogia Terapêutica.

O objetivo precípuo do Curso consiste em promover ações formativas voltadas para a qualificação de profissionais e alunos da graduação e pós-graduação das áreas de educação e saúde do Brasil, Portugal e Angola para um melhor atendimento à infância em seu processo cognitivo-afetivo e social de escolarização, com destaque, para as crianças com alguma deficiência e dificuldades mais significativas, que repercutam na aprendizagem da leitura, da escrita e cálculo, visando fortalecer a habilidade linguística, o raciocínio lógico e o restabelecimento de relações afetivas e de sociabilidade, cujo fim reside em favorecer a inclusão plena dessas crianças no sistema escolar e meio social.

O Curso será desenvolvido na modalidade a distância, via internet, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle/UFC) e da realização de acompanhamentos e encontros presenciais, sob a responsabilidade dos colaboradores de Portugal e Angola.

A frequência mínima exigida para os cursistas é de 75% das aulas, além do desenvolvimento de atividades programadas e da elaboração de um artigo científico sobre a temática do Curso. Os artigos que alcançarem as melhores notas integrarão um e e-book organizado pelos coordenadores e professores do Curso, a ser divulgado no site João dos Santos no Século XXI http://joaodossantos.net/.

Componentes Curriculares Carga Horária

Módulo I – Introdução à Metodologia do Curso – EaD - 16h