Semana de inclusão e acessibilidade

Texto produzido a partir da mesa do dia 2 de junho de 2016 “Narrativas das práticas pedagógicas inclusivas de professores com estudantes cegos”, integrante da Semana de Inclusão e Acessibilidade, pautada no tema “Práticas Educacionais Inclusivas no Ensino Superior”

“A razão cardeal de toda superioridade humana é, sem dúvida, a vontade. O poder nasce do querer. Sempre que um homem aplica a veemência e a perseverante energia de sua alma a um fim, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, fará pelo menos coisas admiráveis” (José de Alencar)

A mesa do dia 02, foi integrada por Lívia Mesquita, licenciada em Letras pela UFC, mestre e doutora em Linguística pela mesma instituição, professora e atual coordenadora da Casa de Cultura Italiana; Antônio Duarte, também doutor e mestre em Linguística pela UFC, graduado em Letras Português Literatura pela UECE, e professor do departamento de Letras Vernáculas. E Rebeca Barroso, estudante de Letras Português/Italiano e bolsista da Casa de Cultura Italiana.

Rebeca, que é deficiente visual, fez um relato de sua trajetória, passando pela entrada na UFC até seu trabalho como bolsista na Casa de Cultura. Contou que sua mãe sempre a incentivou a seguir os estudos, mesmo contrariando a posição dos familiares paternos que aconselhavam a "aposentadoria" da jovem. A estudante fez até a alfabetização na escola regular, e posteriormente passou a estudar no Instituto dos Cegos. Após a alfabetização em Braile, retornou ao ensino regular, onde passou a ser acompanhada por professores que a auxiliaram com a transcrição dos materiais escritos para Braile. No ensino médio, conta que passou a se utilizar do computador como principal auxílio para lidar com seus materiais de estudo. A jovem entrou na UFC em 2011, e ingressou na Casa de Cultura como estudante, no mesmo ano.

Posteriormente, Profa. Lívia contou sua experiência acompanhando Rebeca nos seus primeiros passos em sala de aula, na função de professora. A jovem entrou por meio de edital, aberto em 2015, que passou a possibilitar que alunos da Casa de Cultura Italiana, pudessem também, exercitar a docência dentro da instituição. Segundo contou Lívia, o fato de Rebeca ser deficiente visual nunca representou um problema, ressaltou que ficaram todos muito empolgados com a chegada da nova bolsista.

Houve, entretanto, adversidades no início. A docente relatou que Rebeca por vezes passou por dificuldades no momento de ministrar as aulas. Problema relativo ao tipo de abordagem utilizada em sala aula, comumente direcionada pelos manuais, e que por sua vez não eram adaptados a pessoas com deficiência visual. Fez-se necessário um trabalho conjunto com a Secretaria de Acessibilidade para que os problemas viessem a ser elucidados. A partir de então, a metodologia adotada pela bolsista foi desenvolvida a partir de outros meios, com exposições mais voltadas a fala e ao diálogo em sala, o que rendeu a nova professora, muitos elogios ao fim do semestre.

Em sua fala, Antônio Duarte, que foi professor de Rebeca durante o primeiro semestre no curso de Letras, contou sobre as mudanças que aconteceram após a chegada da estudante. Relatou que ela, foi a sua primeira aluna com deficiência visual. Esse fato inspirou uma mudança de hábitos simples em sua maneira de lecionar. Questões como, ter o cuidado de descrever os momentos em que gesticulava, durante as explicações. Conversar com a aluna, e buscar uma maneira viável de fazer as avaliações, cuja mudança fora a aplicação em formato .doc, para que Rebeca se utilizasse de um software leitor de telas.

Professor Antônio e Rebeca, ambos acentuaram a importância de existir materiais didáticos adaptados a pessoas com deficiência, assim como levar essa demanda em conta no momento da aquisição de novos livros. O trabalho de adaptação das obras já existentes, vem sendo feito pela Divisão de Reedição de Materiais Bibliográficos, da Secretaria de Acessibilidade, feito através da impressão em braile, e digitalização de livros.

Texto produzido porEmanuel da Silva Nascimento

Bolsista da CASa - 2016