Portal CASa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Semana de inclusão e acessibilidade

Texto produzido a partir da mesa do dia 2 de junho de 2016 “Narrativas das práticas pedagógicas inclusivas de professores com estudantes cegos”, integrante da Semana de Inclusão e Acessibilidade, pautada no tema “Práticas Educacionais Inclusivas no Ensino Superior”

“A razão cardeal de toda superioridade humana é, sem dúvida, a vontade. O poder nasce do querer. Sempre que um homem aplica a veemência e a perseverante energia de sua alma a um fim, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, fará pelo menos coisas admiráveis” (José de Alencar)

 

A mesa do dia 02, foi integrada por Lívia Mesquita, licenciada em Letras pela UFC, mestre e doutora em Linguística pela mesma instituição, professora e atual coordenadora da Casa de Cultura Italiana; Antônio Duarte, também doutor e mestre em Linguística pela UFC, graduado em Letras Português Literatura pela UECE, e professor do departamento de Letras Vernáculas. E Rebeca Barroso, estudante de Letras Português/Italiano e bolsista da Casa de Cultura Italiana.

Rebeca, que é deficiente visual, fez um relato de sua trajetória, passando pela entrada na UFC até seu trabalho como bolsista na Casa de Cultura. Contou que sua mãe sempre a incentivou a seguir os estudos, mesmo contrariando a posição dos familiares paternos que aconselhavam a "aposentadoria" da jovem. A estudante fez até a alfabetização na escola regular, e posteriormente passou a estudar no Instituto dos Cegos. Após a alfabetização em Braile, retornou ao ensino regular, onde passou a ser acompanhada por professores que a auxiliaram com a transcrição dos materiais escritos para Braile. No ensino médio, conta que passou a se utilizar do computador como principal auxílio para lidar com seus materiais de estudo. A jovem entrou na UFC em 2011, e ingressou na Casa de Cultura como estudante, no mesmo ano.

Posteriormente, Profa. Lívia contou sua experiência acompanhando Rebeca nos seus primeiros passos em sala de aula, na função de professora. A jovem entrou por meio de edital, aberto em 2015, que passou a possibilitar que alunos da Casa de Cultura Italiana, pudessem também, exercitar a docência dentro da instituição. Segundo contou Lívia, o fato de Rebeca ser deficiente visual nunca representou um problema, ressaltou que ficaram todos muito empolgados com a chegada da nova bolsista.

Houve, entretanto, adversidades no início. A docente relatou que Rebeca por vezes passou por dificuldades no momento de ministrar as aulas. Problema relativo ao tipo de abordagem utilizada em sala aula, comumente direcionada pelos manuais, e que por sua vez não eram adaptados a pessoas com deficiência visual. Fez-se necessário um trabalho conjunto com a Secretaria de Acessibilidade para que os problemas viessem a ser elucidados. A partir de então, a metodologia adotada pela bolsista foi desenvolvida a partir de outros meios, com exposições mais voltadas a fala e ao diálogo em sala, o que rendeu a nova professora, muitos elogios ao fim do semestre.

Em sua fala, Antônio Duarte, que foi professor de Rebeca durante o primeiro semestre no curso de Letras, contou sobre as mudanças que aconteceram após a chegada da estudante. Relatou que ela, foi a sua primeira aluna com deficiência visual. Esse fato inspirou uma mudança de hábitos simples em sua maneira de lecionar. Questões como, ter o cuidado de descrever os momentos em que gesticulava, durante as explicações. Conversar com a aluna, e buscar uma maneira viável de fazer as avaliações, cuja mudança fora a aplicação em formato .doc, para que Rebeca se utilizasse de um software leitor de telas.

Professor Antônio e Rebeca, ambos acentuaram a importância de existir materiais didáticos adaptados a pessoas com deficiência, assim como levar essa demanda em conta no momento da aquisição de novos livros. O trabalho de adaptação das obras já existentes, vem sendo feito pela Divisão de Reedição de Materiais Bibliográficos, da Secretaria de Acessibilidade, feito através da impressão em braile, e digitalização de livros.

Texto produzido porEmanuel da Silva Nascimento

Bolsista da CASa - 2016

 

O que se faz na CASa



Calendário

D 2a 3a 4a 5a 6a S
week 35 1 2
week 36 3 4 5 6 7 8 9
week 37 10 11 12 13 14 15 16
week 38 17 18 19 20 21 22 23
week 39 24 25 26 27 28 29 30

Próximos Eventos

CASa de Artes - Trio Nepomuceno da UFC
Sáb Set 30 @17:00 -

III Acessibilidade em Ação
Ter Out 03 @08:00 -

III Acessibilidade em Ação
Qua Out 04 @08:00 -

III Acessibilidade em Ação
Qui Out 05 @08:00 -

III Acessibilidade em Ação
Sex Out 06 @08:00 -

Banner
Banner