Portal CASa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

CASa de Religião promove encontro sobre o tema da Felicidade

Texto elaborado a partir da atividade de formação oferecida pela CASa de Religião sobre o tema “A felicidade: ela está onde a colocamos, mas nunca a colocamos onde estamos”, ministrado pelo padre Domingos Cunha em 11 de março de 2015

“Quando você medita, pelo menos um pedacinho do universo está em paz”
(Leloup).

 

A CASa de Religião promoveu, no dia 11 de março de 2015, um encontro de formação docente ministrado pelo Padre Domingos Cunha, que nos trouxe a palestra “A felicidade: ela está onde a colocamos, mas nunca a colocamos onde estamos”.

A palestra teve início com a música “Companheiro” (composição: Marcelo Barra, Naire e Tibério Gaspar; interpretação: Maria Eugenia), que por si já nos traz grande significação motivacional e nos convida a internalizar a busca pela felicidade. Destacamos um trecho: “Vai, amigo, não há perigo que hoje possa assustar. Não se iluda, que nada muda se você não mudar”.

Todo o encontro seguiu um ritmo instigante. Tal como disse o Padre Domingos, não é uma receita em que ele lista os ingredientes, as quantidades e, ao final, é só bater, levar ao forno e pronto: teríamos a felicidade! Trata-se de um caminho que já existe, restando-nos saber como iremos trilhá-lo para alcançar um estado pacífico. Também se trata de um encontro que nos deixa muitas perguntas e reflexões, dentre as quais algo da sabedoria de Gandhi, para quem “não existe um caminho para a felicidade; a felicidade é o caminho”. Parece bem lógico e, na verdade, é. Quantas vezes não estamos ansiosos para alcançar um cargo e ser feliz? Terminar a graduação para ser feliz? Aguardar o fim de semana para ser feliz? Seja feliz agora. Seja feliz tentando conseguir o cargo, seja feliz enquanto ainda é graduando, seja feliz segunda-feira!

Somos agentes construtores da nossa própria felicidade e, de forma alguma, devemos terceirizá-la. Busquemos a felicidade em nós, para podermos melhorar o que nos cerca.

A CASa de Religião vem propondo uma vivência de interiorização em torno de certos mistérios com que nos deparamos, e isso abrange dar-se-conta do sentido original da própria palavra “religião”, que vem do latim e quer dizer: voltar a ligar. Conectemo-nos então com o todo que nos envolve.

 

O que se faz na CASa



Calendário

D 2a 3a 4a 5a 6a S
week 44 1 2 3 4
week 45 5 6 7 8 9 10 11
week 46 12 13 14 15 16 17 18
week 47 19 20 21 22 23 24 25
week 48 26 27 28 29 30

Próximos Eventos

Banner
Banner